Animação

Neste media tivemos de realizar uma assinatura pessoal e um trabalho final.
Na assinatura utilizamos o programa Flash8 Portable, introduzindo um nível mais elevado de dificuldade na realização do trabalho final, para o qual utilizamos o Portable Adobe Flash CS5.


Assinatura de Animação

Introdução 
 Para realizar a assinatura recorri às mesmas estratégias que utilizei nas assinaturas anteriores para a escolha do conceito.
 Assim a ação decorre com um pássaro a voar vindo das mãos de uma pessoa, e presa às suas patas tem uma faixa com o meu nome.



Processo de trabalho
 Para começar fiz uma pesquisa na Internet por imagens que se adequassem ao trabalho como a das mãos e da ave.
 Em seguida manipulei as imagens no Photoshop, retirando o que não era necessário e separando os diferentes elementos.
 Já no programa de animação, coloquei as mãos juntas nas primeiras frames  a aproximarem-se (utilizando a técnica de scale) e depois separadas e a afastarem-se nas seguintes (utilizando a motion tween). Ao mesmo tempo que as mãos se afastam o pássaro levanta voo com uma faixa nas patas. O voo é reproduzido pela utilização da técnica de motion guide, e a faixa foi criada com a ferramenta de pincel.
 Na parte final aparece um flash no qual foi utilizada a técnica de motion tween e scale. Logo em seguida aparece o meu nome desenhado com o pincel do programa. Apliquei a técnica de color tween para que o nome fosse mudando de cor e depois scale e motion tween para centrá-lo enquanto a faixa caía no chão. Na faixa utilizei as técnicas de shape tween e rotation. 
 Para finalizar coloquei o som de aves a cantar ao longo de toda a animação, que encontrei no site Freesound.


Clicar para ver:






Conclusão
 A realização da assinatura serviu para que compreendesse o funcionamento do programa. Não achei um trabalho difícil de realizar no entanto deu para perceber que em construções mais elaboradas requer atenção e dedicação.

 

Bibliografia 








Trabalho Final de Animação

Introdução
 No trabalho final de animação foi-nos pedida a criação de uma pequena história que retratasse o que a disciplina de Oficina Multimédia B significou para cada um de nós. Então iniciámos o guião que deveria contemplar a descrição das cenas bem como das técnicas a utilizar.

 Guião

Cena 1 

Tudo começa num belo dia, no 1º dia de aulas, as pessoas estavam contentes, os pássaros cantavam, e as expectativas para a disciplina estavam em alta. 
Os alunos dirigiam-se para a sala e ouviam com entusiasmo as explicações da professora em relação ao que se iria trabalhar ao longo do ano.


Cena 2 

No primeiro trabalho (o de texto) surgem os pares as trabalhar em conjunto nas aulas e depois a apresentar o trabalho à turma. O suor a escorrer pela testa o coração acelerado. As pessoas que estavam a assistir escurecem e tornam-se uma espécie de sombras, com os olhos vermelhos. Aí percebemos que temos de terminar a apresentação para "combater as forças do mal". Quando terminamos, tudo volta ao normal.


Cena 3 

A partir daí a as tarefas tornam-se mais complicadas e a professora explica que temos de cumprir certas missões para "combater o mal". Revela-se uma espécie de "sensei" ao estilo "Karate Kid". Enquanto dá essa explicação faz algumas perguntas às quais ninguém sabe responder, e aí mostra a sua fúria. Fica com a cara vermelha quase a rebentar mas controla-se e volta ao normal.


Cena 4

É então que começamos a tratar do trabalho de imagem - aparece um boneco sentado à secretária em que se vê os dias e as noites a passar através da janela e o boneco sem se levantar.
Chega completamente acabado à aula, a rastejar e entrega o trabalho. A professora manda o boneco continuar a trabalhar agora num novo trabalho - o de som. 

Cena 5

A imagem da secretária com os dias a passar repete-se e  crescem-lhe barbas. 
Nas aulas a Professora/sensei é muito rígida, e claro não posso deixar de referir o famoso "já tem falta". No entanto dá orientações aos alunos. 
Finalmente quando acaba o trabalho um pouco mais animado, a pensar que finalmente vai poder descansar entrega-o à professora/sensei. A resposta é a mesma que recebeu anteriormente.


Cena 6

Agora aproximava-se uma nova etapa: a sensei explicava que a partir daquele momento já estávamos preparados para fazermos as nossas próprias escolhas, de sermos mais independentes.
 A nossa próxima missão seria o trabalho de vídeo, a missão mais importante até agora.
 Quando se inicia o trabalho somos atacados outra vez pelas sombras de olhos vermelhos (porque não temos ideias) e quando uma ideia surge, conseguimos derrota-las. 
Finalmente as terríveis forças do mal são derrotadas e todos são recompensados com avaliações de rebentar a escala e chuva de chocolates.
 
Fim

Este guião não exclui possíveis alterações.

Processo de trabalho
  
Cena 1
Coloquei a imagem da sala de aula aumentada com a técnica de scale  centrada no quadro onde aparece uma pequena introdução. Depois é feito o "zoom out" combinando motion tween e scale, enquanto que no texto para além destas também foram aplicadas motion presets (menos zoom 2D). 
 Em seguida desenhei as personagens nomeadamente os alunos (que são figuras estáticas em grande parte do trabalho) e a professora, que depois de converter em gráfico animei com a ferramenta bones. Como a professora fala nesta cena coloquei a boca numa camada à parte para manipular mais facilmente. Pela mesma razão desenhei um balão de fala e com a ferramenta de texto coloquei o discurso da personagem com motion presets (mais zoom 2D). 
No final da cena coloquei um pequeno texto que faz a transição com a cena seguinte.

Cena 2
 Nesta cena mantém-se o fundo da sala e os alunos. Surgem duas novas personagens: um rapaz e uma rapariga que se encontram a apresentar o trabalho. Foram desenhados com os membros em diferentes camadas para facilitar o uso das diferentes técnicas.
 A cena inicia com o zoom de todo o conjunto de forma a focar estas duas figuras. A rapariga começa a falar seguindo o mesmo modelo da professora na cena anterior. É então que o rapaz começa a escorrer suor pela cara (as gotas são animadas com a técnica de motion tween) e o seu coração bate mais forte (técnica de scale repetida várias vezes).
 Nesta fase fiz o zoom out da imagem e os alunos tornam-se gradualmente pretos e com os olhos vermelhos através da ferramenta alpha. Volto a fazer zoom, e desta vez é o rapaz que fala e o suor escorre-lhe novamente pela cara (repetição processos anteriores).
 Mais à frente aparece a imagem de um computador com o print screen do blog. Depois volta-se à imagem da sala com os alunos transformados em sombras maléficas mas agora no quadro encontra-se o print screen anterior. Os alunos voltam ao normal com a técnica de alpha revertida.

Cena 3
 Esta cena começa com um texto no quadro que depois vai diminuindo com o uso de scale e no final com motion presets (voar para fora - superior). 
 Seguidamente coloquei a professora a falar seguindo os padrões anteriores e a certa altura coloco a sua fala com a cor vermelha para mostrar a sua raiva e redesenho-a para poder aplicar a técnica de scale e alpha na cabeça. Depois há a reversão deste processo invertendo as técnicas.  
 No final da cena utilizo novamente o alpha para a tornar transparente. 

Cena 4
 Com um escritório como fundo (previamente alterado no Photoshop) desenhei outra personagem sentada em frente ao computador (igualmente manipulado no Photoshop) e uma janela do lado esquerdo. Na janela fiz uso da técnica color tween para que o céu escurecesse e utilizei a ferramenta deco com o pincel 3D para criar as estrelas. Para a lua aparecer e desaparecer coloquei uma máscara sobre ela.
 Quando dá o trabalho por terminado, aparece um computador com o trabalho de imagem no ecrã. 
 A ação volta à sala de aula onde a rapariga foi desenhada de lado a caminhar(com a ferramenta de bones) em direção à professora (scale). É depois desenhada de frente e as duas conversam.

Cena 5 
 Nesta cena repete-se a ação do escritório com os dias a passar e depois a rapariga a aproximar-se da professora. Aí o diálogo é diferente e a certa altura aparece um computador portátil com um botão de play. Este botão foi programado para saltar para a cena seguinte onde se encontra o trabalho de som e reproduzi-lo. Depois a acção volta à cena 5 onde a professora e a aluna se encontram a conversar e aparece um novo botão que vai fazer ligação à cena 7 para que a cena 6 não se repita.

Cena 6
 Aqui apenas se encontra a assinatura de som e a imagem do computador onde está a ser reproduzido.

Cena 7 
 Esta cena começa com a professora a falar e depois a deslocar-se com a utilização de motion tween. A aluna das cenas anteriores aparece sentada numa das mesas e diz que está sem ideias. É então que os restantes alunos se transformam em sombras. Quando lhe surge uma ideia uma lâmpada aparece vinda da sua cabeça e aumenta (scale) cada vez mais fazendo as sombras desaparecerem. Quando a própria lâmpada desaparece dá umas voltas (rotation tween).
 Então aparece a assinatura de vídeo previamente convertida em ficheiro FLV.

Cena 8
 Mais uma vez aparece a professora a falar na sala de aula. Depois surge a chuva de chocolates que foi criada através da individualização de cada bombom da imagem no Photoshop. Depois foram espalhados num rectângulo sobreposto à área de trabalho do Flash. Esse rectângulo foi duplicado e justaposto com o original. Depois inseri uma interpolação de movimento à qual defini o percurso. Esta técnica foi inspirada num tutorial presente no seguinte site: http://www.flashwebtraining.com/tutoriais/basicos/background_em_movimento/01.php 
 No final do trabalho encontra-se a assinatura de animação.
  
Este é o resultado final.
(Clicar para ver)



anima by ~SofiaMF on deviantART


Conclusão
 Este foi um trabalho que gostei de fazer, embora tivesse sido difícil em algumas fases. A dificuldade residiu principalmente na programação dos botões e no facto de serem necessárias várias pequenas etapas para animar um trabalho com uma extensão ainda considerável. Aquilo de que gostei mais foi das técnicas que consegui aplicar ou das dificuldades que consegui ultrapassar sozinha.  


Bibliografia














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Followers

Qual o Media que te desperta mais interesse?

Com tecnologia do Blogger.