Media Áudio

Iniciámos este período com a introdução ao Media Áudio. Para a sua concretização realizamos dois trabalhos: o primeiro consistia na criação de uma assinatura sonora que nos identificasse e o segundo num programa de rádio, que com a celebração dos 40 anos da ESAS, passará nas "40h Non Stop!". 

 



Assinatura Sonora
 
Introdução
O projecto de criação de uma assinatura digital sonora, inaugurou a unidade de Som a tratar na disciplina.
O objectivo do trabalho foi criar uma sequência sonora com elementos e uma construção que caracterizassem cada aluno. 


Criação da Assinatura
Apesar de ter sido sugerido que nos baseássemos no trabalho anterior, no qual construímos um logótipo que nos identificasse, eu preferi pensar num novo conceito, visto que não fiquei contente com o resultado que obtive. Assim criei uma composição que sugerisse as oscilações entre a realidade e o imaginário, porque penso que essas oscilações me caracterizam: tanto posso estar muito entusiasmada e alegre, como de repente tornar-me muito introvertida.

Para isso comecei por escolher uma música como base, que representa o sonho, o meu interior – “Deixa-me ser” dos Paus.


  PAUS 'Deixa me Ser' by sofiaofm

Seleccionei uma parte que era apenas instrumental. 


  Extracto by sofiaofm




Nesta fase achei que seria necessário ter algo que a introduzisse. Assim encontrei na mesma música um trecho que achei adequado: é um som enevoado e difuso que contrasta com os sons oscilantes que se seguem. Coloquei-o no início e no fim do trabalho. Para conseguir o efeito que pretendia, comecei por experimentar as técnicas de fade in e fade out, mas não deram resultado. Então tentei o efeito de inverter início e fim e como não tinha grandes variações de tons resultou sem distorcer. 

  Intro by sofiaofm

Em seguida para intercalar as duas partes usei o efeito de fade in e fade out no trecho que tenho como base. Também usei o envelope para criar os altos e baixos e alternar o som da música com o som das ruas e dos risos. Estes mantêm-se uniformes ao longo de toda a assinatura com excepção do início, com o efeito de fade in, e do final que com o uso do envelope, ganham força para se destacarem.

  4 - construção by sofiaofm 

Para juntar o meu nome, lembrei-me depois de várias tentativas, de fazer com que parecesse que alguém me estava a tentar acordar. Fiz uma gravação à qual removi o ruído, e juntei o efeito de fade in e fade out.

  5 - Sofia, Sofia by sofiaofm 

Como o conjunto ficava muito vazio foi-me sugerido que junta-se a palavra “dream” repetidamente ou uma frase relativa ao tema. No final optei por juntar ambas.

A frase “They can’t order me to stop dreaming” no início:

  7 - they can't order me to stop dreaming by sofiaofm 

E a palavra “dream” antes do meu nome:

  6 - dream by sofiaofm 

Assim consegui criar uma narrativa: tudo começa com “They can’t order me to stop dreaming”, seguido da alternância entre o sonho (música) e a realidade (os sons rua, os risos). Depois alguém tenta acordar-me e a música vai desaparecendo, ou seja, sou chamada para a realidade.   

  8 - assinatura final by sofiaofm 


Conclusão
Em suma, penso que consegui identificar-me com este trabalho. Consegui ter uma ideia mais concreta do que queria fazer desde o início. No geral gostei do resultado final, apesar de só perceber tarde demais que a frase inicial não se percebia muito bem e talvez tivesse dado um bocadinho mais de atenção à parte final, agora que olho para trás. 


Bibliografia
Música – Paus “Deixa-me Ser”
Som rua 1 - http://www.freesound.org/people/acclivity/sounds/14604/
Som rua 2 – http://www.freesound.org/people/gezortenplotz/sounds/44796/
Som recreio - http://www.freesound.org/people/cognito%20perceptu/sounds/17973/
Som risos criança -http://www.freesound.org/people/yacou/sounds/36938/





Trabalho Final: 40h Non Stop!


Introdução
O trabalho final foi direccionado para o projecto de rádio que tem como objectivo a celebração dos 40 anos da ESAS com 40 horas de emissão sem parar. Coube à turma desenvolver diferentes tipologias de programas de rádio que preenchessem uma parte desse tempo.


Criação de uma Radionovela
Assim comecei por pensar em criar um programa de rádio em que os apresentadores seriam os patronos da escola. Teria de criar uma voz e uma personalidade para cada um, e haveria espaço para discussões e algazarra. É então que a professora faz referência às radionovelas e me sugere que crie uma já que haveriam muitos programas de rádio.

 Como tal comecei a criar uma história. Esta história teria de acontecer num tempo e local onde todos os patronos se relacionassem, e visto que todos viveram em épocas diferentes, a única possibilidade de os juntar seria depois da sua morte. O meu objectivo foi fazer dos patronos uma espécie de heróis que zelam pela escola, mas que ao mesmo tempo a usam para se divertirem e pregam partidas às pessoas. 

Desta forma comecei o episódio aquando da chegada de Sebastião Alba ao Além. Através da narração do locutor ficamos a saber que os restantes patronos já se tinham reunido para cumprirem o seu destino de protectores da ESAS. Estes recebem-no e informam-no da sua condição. Desde logo nota-se uma certa rivalidade entre Sebastião Alba e Álvaro de Carneiro. Manuel Monteiro por ter sido uma personalidade ligada à política e à justiça tenta sempre apaziguá-los, mas é inútil porque têm personalidades distintas e incompatíveis. Já Alberto Sampaio não se importa tanto com as discussões mas é o líder do grupo: foi o primeiro a dirigir-se ao recém-chegado, e é ele que toma a iniciativa de partirem de uma vez por todas para a escola enquanto os outros discutem. Lá é ele que dá ordens a Manuel Monteiro e a Álvaro de Carneiro para investigarem o que se passa na escola. Estes trazem a notícia de que se estão a realizar exames na escola e que o ambiente é caótico. O episódio acaba com o locutor a questionar a valentia e a capacidade dos patronos de trabalharem em conjunto para o bem da escola, seguido da publicidade do patrocinador.

Para realizar o trabalho necessitei maioritariamente de fazer gravações, que consoante a personagem foram alteradas para ser possível distinguirmos as vozes de cada um, uma vez que quase todas as narrações foram feitas pelas mesmas pessoas. 

Na voz do locutor usei os efeitos de alterar tempo e velocidade. 

  1 - locutor by sofiaofm 

Na voz Alberto Sampaio limitei-me a remover o ruído assim como em todas as outras narrações.

  2 - Alberto Sampaio by sofiaofm 

Nas falas de Sebastião Alba como fui eu quem fez a narração tive de recorrer ao programa MorphVOX para torná-la masculina e rouca, uma das características que queria incluir na voz desta personagem. 

  3 - Sebastião Alba by sofiaofm 

Na voz de Manuel Monteiro usei os efeitos de alterar altura e velocidade.

  4 - Manuel Monteiro by sofiaofm 

E na de Álvaro de Carneiro o de amplificar para nivelar o volume, uma vez que já fiz uma voz diferente para gravar as falas desta personagem. 

  5 - Álvaro Carneiro by sofiaofm 

Na abertura usei os efeitos de alterar velocidade e altura. 

    6 - abertura by sofiaofm

Quanto aos wav’s que juntei, nos que representam passos a aproximarem-se usei os efeitos de fade in e fade out, e nos que representam os sons das ruas o amplificador e fade in e fade out. Nos restantes wav’s não usei nenhum tipo de efeito. 

Na música de abertura, que se prolonga por todo o trabalho, usei o envelope para que durante as falas tivesse menos intensidade e as suas variações fossem graduais.

Por fim, e depois de ter organizado todos os trechos coloquei a minha assinatura sonora no final do trabalho.

  Trabalho by sofiaofm 


Conclusão

Para concluir, tenho de referir que apesar de até estar satisfeita com o resultado, não ficou exactamente como eu imaginava. Uma das minhas maiores dificuldades foi acertar com a entoação das falas, uma vez que fiz uma gravação por personagem, para não misturar o tom de voz que devia manter, e depois juntei todas as gravações. Algumas falas tiveram de ser repetidas enquanto as organizava, mas a voz já não saía igual à primeira gravação.
Também não encontrei nenhum wav com risos do género daqueles que ouvimos nos programas de televisão, ou parecido. A melhor maneira de o fazer foi pegar num vídeo e cortar uma parte com o riso das pessoas.
No entanto, e apesar de ter dado muito trabalho, fiquei feliz com o resultado final.       
  
         
Bibliografia
Música - Indiana Jones Theme Song
Som de passos 1 - http://www.freesound.org/people/tigersound/sounds/15562/
Som de passos 2-http://www.freesound.org/people/HerbertBoland/sounds/33207/

Som estrondo - http://www.freesound.org/people/Rock%20Savage/sounds/59263/
Som bateria - http://www.freesound.org/people/Simon_Lacelle/sounds/37215/
Som sinos - http://www.freesound.org/people/BristolStories/sounds/51710/
Som pessoas - http://www.freesound.org/people/FreqMan/sounds/23153/
Som ruas - http://www.freesound.org/people/acclivity/sounds/14604/
Risos – (stand up comedy) Louis CK -  Boys vs Girls

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Followers

Qual o Media que te desperta mais interesse?

Com tecnologia do Blogger.