Media Vídeo
Neste media tivemos de realizar uma assinatura pessoal e um trabalho final sobre vários temas, nos quais se incluía "O Tráfico de Seres Humanos", que me coube desenvolver.
A exploração deste media foi feita utilizando o programa "Corel Video Studio Pro x4".
Assinatura de Vídeo
Introdução
A assinatura como já vem sendo hábito é o primeiro trabalho de cada módulo que trabalhámos na disciplina.
A assinatura de vídeo deveria, tal como as que realizamos anteriormente, representa-nos, e até poderia conter elementos das assinaturas anteriores.
Assinatura de vídeo
A assinatura deveria ter entre meio e um minuto e respeitar certas regras:
- o vídeo deve ter 3 “overlay tracks”
- na faixa principal (video track) deve-se colocar um vídeo com ou sem som.
- na faixa de títulos, deve aparecer inicialmente o nome do vídeo com efeitos à escolha. No final, um “genérico” com disciplina, autor, nº aluno, turma, escola e ano lectivo.
- na faixa de áudio, colocar uma música de base e adequada ao vídeo principal.
- deve acrescentar-se 3 efeitos à escolha na “vídeo track” ou “overlay tracks”.
- também é obrigatório colocar “decoration” animadas, “flash animation”, “Color” e “video filter”.
- como extra, os atributos, nomeadamente as “enter” e “exit styles”, bem como “mask e chroma key” deviam ser trabalhados.
Para este trabalho inicialmente pensei em utilizar a assinatura de imagem como referência, mas não soube desenvolver essa ideia e comecei a usar o conceito do trabalho de som: a exploração do imaginário, do sonho.
Assim o vídeo começa com a queda num buraco acompanhada de uma frase da assinatura de som ("they can't order me to stop dreaming") e até ao final tenho a música de "Yann Tiersen, La Veille".
Lembra um pouco "Alice no País das Maravilhas" pelo facto de cair num buraco (a parte da queda tem o filtro "Denoise") e quando chega ao chão encontra um jardim com uma mesa posta com doces e chá. A transição entre uma fase e outra é feita através da transição "Crossfade".
Nesse jardim aparece a ave da minha assinatura de imagem na qual utilizei "Mask e Chroma Key" para não incluir o fundo. Para dar a ilusão de que se está a deslocar, coloquei várias cópias da imagem em posições diferentes e em curtos períodos de tempo. Depois e separando estas duas fases utilizei novamente a transição "Crossfade".
Em seguida a acção passa para um outro local do jardim e utilizo a transição "Color Melt" para o assinalar. Nesta parte do vídeo aparecem várias pessoas a correr para um barco encalhado e a ave da assinatura é novamente um elemento presente. Pelo meio um veado observa ao longe e foge. Tem o filtro "Hue & Saturation". Depois de chegarem ao barco o vídeo tem o efeito de "Diffuse Glow" e o que se segue é um gif de um dente-de-leão.
Para concluir com uma narrativa com algum sentido, coloquei parte de um vídeo em que uma gaiola sai da cabeça de uma rapariga e ela é puxada por um gancho, como que se a gaiola representasse o sonho a desaparecer da sua mente e depois fosse puxada para realidade. Seguidamente tenho outro excerto de um vídeo em que alguém está a abrir os olhos, como que a acordar do sonho. Esse trecho tem como transição "Fade to Black".
Finalmente a ave vai de encontro ao logótipo e depois aparece um trecho do vídeo a anuncuair o fim. Coloquei "Color" na parte inferior para esconder umas letras.
Em seguida vem a ficha técnica para a qual usai a faixa de títulos com dois tipos de fontes: "NiteClub" e "Respective Slanted". Quando aparece o nome do autor, também coloquei o logótipo e no fim quando aparece o site da escola coloquei a “Decoration” em forma de mão na qual mudei as "Enter e Exit Styles".
Segue-se o vídeo concluído:
Conclusão
Concluindo, penso que passei a mensagem que queria transmitir com a assinatura e gostei da montagem que fiz, no entanto fiquei com a impressão de que não era exactamente o que se pretendia, e isso foi por causa da falta de comunicação da minha parte.
Bibliografia
Lost Things- http://youtu.be/mwX7uEiEWx4
Shakira She Wolf - http://youtu.be/booKP974B0k
Matilde - http://vimeo.com/30389479
The 2 Bandits 2011 Collection - http://vimeo.com/15519104
Yann Tiersen, La Veille - http://youtu.be/bAPprG-oWd8
Projecto de Vídeo
Introdução
O trabalho final deste media foi criar um vídeo sobre um tema que nos seria atribuído. No meu caso foi o do "Tráfico de Seres Humanos". Antes de avançar para a concretização do trabalho tivemos de desenvolver um guião com a história.
Guião
Tráfico de Seres Humanos
A ideia que tenho em mente é a de conjugar duas histórias diferentes: a primeira é a de uma criança africana e pobre sem recursos, que é traficada para um país diferente para trabalhar na pesca. No início tudo parece correr bem, mas começa a ser mal tratado e perde o contacto com a família. A outra é a de uma rapariga comum com recurso à educação e à partida informada e protegida contra os perigos da internet. No entanto, ela é enganada e traficada.
A moral da história é a de que pode acontecer a qualquer pessoa por mais informação à qual essa pessoa esteja exposta.
Cena 1
Cenário - aldeia pobre de África; cabanas com telhados de palha e plástico; chão sujo; animais à solta.
Aparece um homem com ar suspeito numa aldeia muito pobre. Convence uma mãe de uma família numerosa a entregar-lhe o filho mais velho:
- Preciso de uma rapaz jovem e forte para trabalhar para mim. Ele terá um salário bom, e pode ajudar com as despesas da família.
O rapaz arruma as suas coisas, despede-se da família e parte com o homem.
Cena 2
Cenário - dentro de um autocarro pequeno, velho e sobrelotado.
Som de pessoas a falar e do motor do autocarro
É levado para fora do país e entregue a outras pessoas, contrariamente ao que lhe tinha sido prometido, mas o homem assegura-lhe que tudo correrá bem e que será melhor para ele.
- Eu não ia trabalhar para o senhor?
- Na verdade, vais trabalhar para um amigo meu que tem o negócio do outro lado da fronteira,mas não te preocupes! Ele até é capaz de pagar melhor do que aquilo que eu te poderia pagar...! Quando chegarmos lá mandas uma carta à tua mãe e contas-lhe o que aconteceu.
Cena 3
Cenário - Casebre com um anexo aberto(zona de trabalho) perto de um rio
Quando chegam ao local onde o rapaz irá viver daqui em diante, ele é apresentado a outros rapazes que já lá estão à mais tempo, e lhe ensinam o que deve fazer. O seu trabalho é desembaraçar redes de pesca dos ramos e das pedras do fundo do rio.
- Mergulhas, e procuras os nós da rede para os desfazeres. Mas tem cuidado para não ficares preso lá no meio, porque se ficares podes afogar-te!
No início tudo corre bem: dão-lhe de comer e um lugar para dormir, e até pôde enviar cartas à mãe a contar como em breve poderia começar a mandar dinheiro. (imagem da carta)
Cena 4
No entanto ele começa a reparar na forma agressiva como os outros rapazes são tratados pelos supervisores, a mesma que eles o começam a tratar: quando não são suficientemente rápidos por estarem cansados, ou em outras situações, são castigados à paulada.
É mandado dormir com os outros no chão e deixa de ser tão bem alimentado como no início. Para além disso deixa de ter contacto com a família e o salário nunca chegou a ser-lhe entregue.
Uma rapariga acaba de ver esta história num programa de televisão e vai em direcção ao seu quarto.
- São mesmo ignorantes! Estava-se mesmo a ver que aquilo ia acontecer! Coitados, também nem sequer têm uma educação decente, não sabem nada da vida...
(Fim da primeira parte)
Cena 5
Novo cenário - quarto de uma jovem
A rapariga está sentada na sua secretária a usar o computador, quando lhe aparece uma janela com um anúncio de uma agência de modelos recém-criada que está a recrutar candidatos, com a possibilidade de ir trabalhar para fora do país.
Ela decide entrar em contacto com os responsáveis.
- Boa tarde, eu queria saber como é que me posso candidatar.
Do outro lado da linha:
- Basta enviares algumas fotos tuas. Pelo menos uma de biquíni de corpo inteiro.
- Ok, obrigada!
Cena 6
O cenário muda novamente - rua mal frequentada, outro país.
A rapariga está sentada no passeio com um ar infeliz, vestida de forma provocante.
Está a falar com outra rapariga, a acabar de lhe contar a sua história:
- E foi assim que acabei por vir aqui parar....
A outra rapariga diz-lhe praticamente a mesma coisa que ela própria disse depois de desligar a televisão:
- És mesmo ignorante! Estava-se mesmo a ver que isso ia acontecer! Coitadinha, vê-se mesmo que não sabes mesmo nada da vida....
(Fim da segunda parte)
Cena 7
Fundo preto com a mensagem:
"Tráfico de Seres Humanos
...
Não acontece só aos outros"
Vídeo - restrições, construção e alterações ao guião
No Media Vídeo, no qual o trabalho final consistia em criar um vídeo com filmagens e gravações, que tivesse no mínimo 5 e no máximo 15 minutos. Para além disso, deveriam ser acrescentadas como técnica 4 transições e 2 filtros, diferentes das utilizadas na assinatura de vídeo.
A história do meu vídeo consiste no seguinte:
“A ideia que tenho em mente é a de conjugar duas histórias diferentes: a primeira é a de uma criança africana e pobre sem recursos, que é traficada para um país diferente para trabalhar na pesca. No início tudo parece correr bem, mas começa a ser mal tratado e perde o contacto com a família. A outra é a de uma rapariga comum com recurso à educação e à partida informada e protegida contra os perigos da internet. No entanto, ela é enganada e traficada.
A moral da história é a de que pode acontecer a qualquer pessoa por mais informação à qual essa pessoa esteja exposta.”
No vídeo antes da primeira cena, coloquei uma imagem de uma televisão a aproximar-se com o título. Esta parte não estava incluída no guião.
Consiste numa imagem que alterei no Photoshop, e à qual acrescentei os efeitos de Pan & Zoom e o título na Title Track. Como coloquei as imagens de stop motion na Video Track tive de colocar Color em preto, para que não se sobrepusessem. No final, coloquei uma transição: Power Off. Para além disso, acrescentei uma narração, e o vídeo é acompanhado de uma música até ao final.
Coloquei esta abertura no vídeo porque não tinha uma ainda definida, e não queria iniciar o vídeo de forma muito abrupta. Ao mesmo tempo, este trecho do vídeo faz ligação à segunda parte da história, em que a personagem está a ver televisão.
Cena I
“Cenário - aldeia pobre de África; cabanas com telhados de palha e plástico; chão sujo; animais à solta.
Aparece um homem com ar suspeito numa aldeia muito pobre. Convence uma mãe de uma família numerosa a entregar-lhe o filho mais velho:
- Preciso de uma rapaz jovem e forte para trabalhar para mim. Ele terá um salário bom, e pode ajudar com as despesas da família.
O rapaz arruma as suas coisas, despede-se da família e parte com o homem.”
A primeira cena foi feita em stop motion, através de fotos tiradas aos bonecos, com o respetivo cenário, ambos construídos na disciplina de Oficina de Artes.
A primeira imagem, na qual apresento as personagens, tem como filtro o AutoSketch e logo em seguida a transição Flashback, porque tinha a intenção de destacar a passagem para a ação.
As imagens seguintes não têm nenhum tipo de efeito, até à parte em que o rapaz decide ir com o homem e em seguida sai de casa depois de ter arrumado as suas coisas: na imagem anterior coloquei a transição Box, para separar a fase em que há a decisão da altura em que ele sai pela porta.
Tal como nas restantes cenas esta é acompanhada de música e narrações.
Cena II
“Cenário - dentro de um autocarro pequeno, velho e sobrelotado
É levado para fora do país e entregue a outras pessoas, contrariamente ao que lhe tinha sido prometido, mas o homem assegura-lhe que tudo correrá bem e que será melhor para ele.
- Eu não ia trabalhar para o senhor?
- Na verdade, vais trabalhar para um amigo meu que tem o negócio do outro lado da fronteira, mas não te preocupes! Ele até é capaz de pagar melhor do que aquilo que eu te poderia pagar...! Quando chegarmos lá mandas uma carta à tua mãe e contas-lhe o que aconteceu.”
Nesta cena, também em stop motion, que é separada da anterior pela transição Lens, não utilizei nenhum tipo de efeito, apenas acrescentei narrações.
Cena III
“Cenário - Casebre com um anexo aberto (zona de trabalho) perto de um rio
Quando chegam ao local onde o rapaz irá viver daqui em diante, ele é apresentado a outros rapazes que já lá estão à mais tempo, e lhe ensinam o que deve fazer. O seu trabalho é desembaraçar redes de pesca dos ramos e das pedras do fundo do rio.
- Mergulhas, e procuras os nós da rede para os desfazeres. Mas tem cuidado para não ficares preso lá no meio, porque se ficares podes afogar-te!
No início tudo corre bem: dão-lhe de comer e um lugar para dormir, e até pôde enviar cartas à mãe a contar como em breve poderia começar a mandar dinheiro.”
Nesta cena fiz alterações ao nível da história pois, em vez de o trabalho do rapaz ser dentro de água, que se tornaria muito complicado de realizar, resolvi colocar o rapaz a trabalhar com redes de pesca em terra. Também eliminei a parte da carta, e em vez disso, coloquei apenas a promessa de que esta seria enviada, uma promessa que nunca se viria a concretizar.
Esta é mais uma cena em stop motion, que começa com um trecho de Color em preto, e termina com a transição MaskE. A última imagem desta cena tem o filtro Pan & Zoom. Tem narrações e música.
Cena IV
“No entanto ele começa a reparar na forma agressiva como os outros rapazes são tratados pelos supervisores, a mesma que eles o começam a tratar: quando não são suficientemente rápidos por estarem cansados, ou em outras situações, são castigados à paulada.
É mandado dormir com os outros no chão e deixa de ser tão bem alimentado como no início. Para além disso deixa de ter contacto com a família e o salário nunca chegou a ser-lhe entregue.
Uma rapariga acaba de ver esta história num programa de televisão e vai em direção ao seu quarto.
- São mesmo ignorantes! Estava-se mesmo a ver que aquilo ia acontecer! Coitados, também nem sequer têm uma educação decente, não sabem nada da vida...”
A primeira parte desta cena foi eliminada, e apenas coloquei a parte em que a rapariga desliga a TV. Antes dessa parte mostro a TV a distanciar-se (efeito Pan & Zoom), com “Fim” na Title Track.
Cena V
“Novo cenário - quarto de uma jovem
A rapariga está sentada na sua secretária a usar o computador, quando lhe aparece uma janela com um anúncio de uma agência de modelos recém-criada que está a recrutar candidatos, com a possibilidade de ir trabalhar para fora do país.
Ela decide entrar em contacto com os responsáveis.
- Boa tarde, eu queria saber como é que me posso candidatar.
Do outro lado da linha:
- Basta enviares algumas fotos tuas. Pelo menos uma de biquini de corpo inteiro.
- Ok, obrigada!”
Nesta cena alterei apenas a forma de contactar os responsáveis: em vez de ser por telefone, ela contactou-os por e-mail. Para isso tive de usar texto. Coloquei narrações e texto.
Cena VI
“A rapariga está sentada no passeio com um ar infeliz, vestida de forma provocante.
Está a falar com outra rapariga, a acabar de lhe contar a sua história:
- E foi assim que acabei por vir aqui parar....
A outra rapariga diz-lhe praticamente a mesma coisa que ela própria disse depois de desligar a televisão:
- És mesmo ignorante! Estava-se mesmo a ver que isso ia acontecer! Coitadinha, vê-se mesmo que não sabes mesmo nada da vida....”
Nesta cena mudei o cenário em que se encontram as personagens: em vez de ser na rua, elas estão no quarto em que foram presas e antes disso tenho um vídeo com o voo do avião. É acompanhado de música e narrações.
Cena VII
“Fundo preto com a mensagem:
"Tráfico de Seres Humanos
...
Não acontece só aos outros"
Esta cena foi prolongada com factos e informação de prevenção.
São texto colocado na Title Track .
No final, tenho a assinatura de vídeo.
Conclusão
Globalmente gostei do resultado final, embora alguns pormenores pudessem ter sido mais desenvolvidos. Foi um processo complicado, mas ao mesmo tempo no qual foi interessante trabalhar já que duas disciplinas uniram esforços para a concretização deste projecto.
Bibliografia
Vídeos
PIA B777 TAKEOFF (avião)- http://youtu.be/rZOku2bwZXc
Música
Yann Tiersen-comptine d'un autre ete l'apres midi - http://youtu.be/-ZJDNSp1QJA