Media Imagem

Introdução
Depois de trabalharmos o media texto no inicio do 1º período, agora abordámos o media imagem, que foi trabalhado principalmente através do programa Photoshop.
Iniciámos esta temática com a criação de um logótipo que nos caracterizasse e que se tornasse a nossa identificação em trabalhos futuros.
Assim que terminámos o logótipo começámos a preparar um panfleto a anunciar o concurso de mascotes da escola e depois a mascote com que iremos concorrer.






Logótipo   
Na criação do meu logótipo quis representar os conceitos de liberdade, criatividade e imaginação representados por uma ave.

Depois de algumas tentativas falhadas, resolvi começar por usar a ferramenta de texto para criar um “S” como base para o logótipo, ao qual apliquei os efeitos de chanfro e entalhe. Esta fonte designa-se “Advert”.



Em seguida escolhi uma imagem da qual apenas utilizei a cabeça da ave, que prolonguei de forma a compor o corpo da mesma. Pintei-a de lilás e depois usei o efeito de sombra projectada.




  Posteriormente usei pincéis em forma de arabescos para criar as asas e a cauda.




Por fim juntei uma elipse no fundo com efeito de sombra projectada, sombra interna e de chanfro e entalhe.




As cores foram escolhidas segundo o seu significado e o meu gosto pessoal. O lilás é uma cor metafísica, que apela à intuição. Simboliza o respeito, a transformação, o mistério e a criatividade. Expressa sensação de individualidade e de personalidade. O azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a personalidade, o ideal e o sonho. Acalma, transmite clareza mental e segurança.





Panfleto
O objectivo do panfleto era de publicitar o concurso de mascotes da ESAS.
Começamos por fazer trabalho de pesquisa sobre os patronos da escola, ao qual se juntou uma palestra dada pela directora da escola sobre o passado histórico da ESAS. As informações recolhidas foram necessárias tanto para a realização do panfleto como para a mascote.

Comecei por usar como fundo um vector com o aspecto de papel envelhecido.
   


Depois usei pincéis cujo formato era a silhueta de uma árvore, porque o facto de a escola se encontrar rodeada de árvores é uma das características que não passa despercebida, para além de ser um símbolo da escola.
Para conferir profundidade à construção usei diferentes níveis de opacidade.





Em seguida juntei o retrato dos patronos da escola: Alberto Sampaio, Manuel Monteiro, Álvaro Carneiro e Sebastião Alba.




Para os emoldurar abri um novo documento no qual apaguei o que circundava a imagem da moldura e juntei o retrato do patrono, ao qual tinha previamente dado o efeito de preto e branco.




No entanto, e porque Sebastião Alba se destacava dos demais no que toca à sua personalidade e forma de vida, resolvi dar ao seu retrato um tratamento pop art. Para isso usei o tutorial do seguinte link:




Em seguida juntei as letras: fonte kingthings trypewriter. Algumas juntei individualmente, para poder rodá-las e deslocá-las, para dar a sensação que estão penduradas.
Depois usei a ferramenta de linha para as unir aos ramos criados com um pincel.



Para incluir a data limite do concurso usei o vector de um sinal de madeira.
Precisei de usar a “clone stamp tool” (ferramenta de carimbo) para esconder as letras da imagem.
Para além disso eliminei uma das tábuas porque se mostrou desnecessária.


Com o mesmo tipo de letra que usei anteriormente escrevi a data do concurso e posicionei o sinal na parte inferior do panfleto, junto às árvores.




Para terminar acrescentei uma pauta musical que preenchi com notas musicais coloridas, associada ao retrato de Álvaro Carneiro visto que era músico.
Na parte superior juntei um mocho e pássaros coloridos, de forma a equilibrar as cores.




Mascote
A mascote que desenvolvemos nas aulas destina-se à participação no concurso para o qual realizamos o panfleto anteriormente.
A mascote terá de se identificar com a escola e ao mesmo tempo ser apelativa.
Optei por fazer uma coruja, que representa a sabedoria e o conhecimento.

Comecei por desenhar várias versões até chegar a uma de que gostei. Depois digitalizei o desenho.




Em seguida abri a imagem no Photoshop e usei a ferramenta de line art para dar mais qualidade ao traço.




Depois comecei a colorir a mascote e juntei mais pena por cima dos olhos.




 Para fazer os olhos usei a ferramenta de elipse para criar dois círculos azuis.




Dentro deles criei mais dois círculos pretos,para formarem a  pupila dos olhos e depois quatro brancos que compõem os brilhos.  



Para concluir adicionei um ramo no qual a coruja está pousada.






Conclusão
As aprendizagens adquiridas com o desenvolvimento deste trabalhos foram muito importantes para mim visto que até então desconhecia como manipular o programa de Photoshop.
Por vezes não foi fácil decidir o que fazer, principalmente com o logótipo, que é suposto transmitir aquilo que somos e nem sempre é fácil descrevermo-nos a nós próprios.
No entanto gostei de realizar os trabalhos apesar de o resultado ser demorado e das dificuldades, e aprecio o facto de serem trabalhos que se realizaram para a escola e vão ter utilidade de uma forma ou de outra.
               



Bibliografia


Imagens
Alberto Sampaio – ficheiros da escola
Álvaro Carneiro – ficheiros da escola
Manuel Moteiro – ficheiros da escola


Pinceis
                      http://www.starwalt.com/photoshop_stuff3.html

Fontes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Followers

Qual o Media que te desperta mais interesse?

Com tecnologia do Blogger.